• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

SUSTENTABILIDADE

TREM DO FUTURO

Ele é movido à hidrogênio, não polui e atinge 140 km/h


Extremamente silencioso e com capacidade de atingir até 140 km/h, o trem usa apenas hidrogênio como combustível. Assim, garante-se emissão zero de poluentes na atmosfera, uma vez que só emite vapor e água condensada. Ou seja, não há produção de CO2, o gás carbônico, que é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
 
O trem combina diferentes elementos inovadores, como conversão de energia limpa, armazenamento de energia flexível em baterias e gerenciamento inteligente de energia de tração e energia disponível. Um projeto de mobilidade sustentável, especialmente no que diz respeito à energia limpa. Outra grande vantagem é que permite que se chegue (ou transite) em áreas que não possuem infraestrutura elétrica.
 
Como funciona:
 
O trem utiliza como combustível gás hidrogênio (H2), que fica armazenado em reservatórios no seu teto. Quando esse hidrogênio se combina com o gás oxigênio (O2) presente no ar, ocorre uma reação exotérmica (que libera energia) e que gera vapor na atmosfera e água condensada, que também é armazenada no teto do trem.
 
Células de hidrogênio não são a única fonte de energia: o trem também possui baterias de íon-lítio que conseguem armazenar energia. A energia das células é usada durante a aceleração, e as baterias são carregadas com a energia que sobra das células e quando o trem freia. As baterias usam sua energia em momentos de aceleração mais leve, o que ajuda na economia de combustível.
 
 
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.