• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

RECICLANDO A SAÚDE

BENEFÍCIOS DA CORRIDA.

Que exercícios físicos fazem bem a saúde não é segredo pra ninguem.  Agora vocês já pararam para pensar que se exercitar pode ser mais simples do que imagina? Eu to falando de uma bela e saudável corrida diária, afinal correr é uma boa maneira de reciclar sua saúde e preservar a natureza. É muito melhor caminhar ou correr em um belo parque do que em uma esteira de academia.


POR: ANA PAULA SCINOCCA

Sozinha ou em grupo? Na rua ou na esteira? A corrida ainda é um dos esportes que mais conquista adeptos em todo o mundo. A prática da modalidade na rua, e com ela a realização de centenas de provas durante cada ano, movimenta ainda um mercado milionário.
 
Mesmo tendo sida colocada em xeque recentemente por defensores do HIIT, como método mais eficaz para a perda de gordura, a corrida de longa distância continua fazendo a cabeça dos amantes de atividade física. E não são poucos os benefícios trazidos por um dos esportes considerados mais democráticos do  mundo.
 
A pedido do blog, Carla Araújo, educadora física, personal trainner, professora e coordenadora da Assessoria Esportiva Projeto Mulher os clubes Paulistano, Pinheiros e Sírio – todos de São Paulo -, respondeu a uma série de perguntas sobre a prática da modalidade. Ela listou pelo menos oito benefícios da corrida.
 
 
 
Existe idade mínima e máxima para iniciar a prática da corrida?
 
Carla Araújo – Acredito que a partir dos 14 anos um adolescente possa iniciar treinos de corrida sem exageros, sempre respeitando suas limitações e com as devidas autorizações de um médico e de um ortopedista. Antes disso, as corridas devem ser lúdicas, com o objetivo de inserção em alguma atividade física de grupo, sem  foco em performance e resultados. O acompanhamento de um profissional de educação física é imprescindível. Também não existe idade máxima para iniciar a prática da corrida, desde que as pessoas sejam orientadas  e  estejam autorizadas por  profissionais da saúde e com todos seus exames em dia (check-up clínico e ortopédico, exames ergométrico de esforço e cardiopulmonar).É importante também que esta pessoa já tenha tido outras experiências com atividades físicas.
 
Quais os benefícios que a corrida proporciona?
 
Reduz a gordura corporal
 
Melhora a ansiedade e tensão
 
Melhora da qualidade do sono
 
Melhora  capacidade cardiovascular e pulmonar
 
Melhora os níveis de colesterol
 
Melhora a força de membros inferiores
 
Auxilia na redução da osteoporose
 
Diminuição da pressão sanguínea
 

 

Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.