• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

PRESERVAçãO AMBIENTAL

Racionamento de água em Brasilia.

Brasília passa pelo maior racionamento de agua da sua historia, em 2017 a Capital Federal está com sérios problemas no seu abastecimento de agua chegando a ter ate que fazer revezamento no abastecimento por setores. Confira na material completa os motivos para isso estar acontecendo, e não é só pela atípica temporada de chuvas fracas não!


Que Brasília está com sérios problemas de abastecimento de agua não é novidade, mais as causas dele não é apenas a quantidade pouca atípica de chuvas nessa época do ano. É um problema maior do que podemos imaginar. 
 
O caso de Brasília hoje é bem parecido com o de São Paulo. Além de realmente ter tido pouca chuva no verão, o sistema de abastecimento de Brasília não cresceu acompanhando a cidade. Ele é praticamente o mesmo de quando a cidade começou na década d 1950.  O crescimento desordenado foi umas das principais causas desse problema vir a tona hoje, as cidades satélites cresceram de forma absurda, tanto que o reservatório de descoberto é o que mais senti com sua capacidade abaixo de 20%, ele é o responsável por esses locais. 
 
 
 
O governo já decretou sistema de revezamento de abastecimento para poder contornar a situação ate que ela volte ao normal. Só que esse sistema só se aplica nos locais mais periféricos não se empregando no Plano Piloto. 
 
Mais o que ninguém imagina é que além do não investimento da CAESB no sistema de abastecimento que está obsoleto, o crescimento da área urbana já está invadindo nascentes, matas ciliares e zonas de preservação ambiental o que acaba diminuindo o volume das nascentes e até extinguindo algumas. 
 
A CAESB prometeu investir 765 milhões de reais na ampliação do abastecimento de agua do DF. E todos também devemos nos conscientizar que se nos não preservarmos a natureza e reciclar o nosso lixo nos vamos acabar passando sérios problemas por falta de recursos naturais.
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.