• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

SUSTENTABILIDADE

Navio Elétrico

A Noruega saiu na frente no transporte sustentável no mar, ano que vem já será lançado o primeiro navio movido totalmente de energia elétrica. E além disso ele será totalmente sem tripulação,A informação é do Wall Street Journal. confira: 


Para navegar em segurança, o navio usará GPS, radar, câmeras e sensores. A baterias são recaregadas quando está estacionado para carga e descarga. A intenção é que já na metade de 2018 ele comece a funcionar para testes, a partir de 2019 passe para operação remota e, finalmente, em 2020 seja completamente autônomo. São apenas três anos para alcançar a meta.
 
O custo estimado do veículo está em cerca de 25 milhões de dólares, o que é três vezes mais do que um navio padrão do mesmo tamanho. Ainda assim, segundo os investidores, o valor compensa pelo fato do veículo não necessitar de combustível ou tripulação.
 
Ao The Wall Street Journal, o chefe de produção do navio, Petter Ostbo, salientou a questão ambiental do negócio. “Queremos ter uma emissão zero. Mesmo que alguns digam que a mudança climática não é realidade, é uma realidade comercial porque fontes limpas de energia são mais acessíveis do que combustíveis fósseis”.
 
O desenvolvimento da tecnologia é feito em conjunto pela empresa agrícola Yara International e pela empresa de tecnologia Kongsberg Gruppen. O navio foi batizado de Yara Birkeland, em homenagem ao cientista norueguês Kristian Birkeland, mas está sendo chamado de “Tesla dos mares”.
 
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.