• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

RECICLAGEM NO MUNDO

Reciclando o Papelão

A reciclagem de papel impede seu acúmulo em aterros sanitários, gasta menos energia, gera renda e diminui o consumo de recursos naturais como água e madeira. Veja como ocorre o processo de reciclagem industrial.

 


Coleta seletiva
 
É necessário preservar a integridade do papel para facilitar a coleta. A coleta seletiva evita a contaminação do papel, aumentando seu valor, diminuindo os custos da reciclagem. Veja mais na matéria O que é coleta seletiva?
 
Editoras e gráficas trabalham basicamente com papel. O material que descartam  é de boa qualidade, por apresentar pouca contaminação e ser enfardado corretamente.
 
Hipermercados, Shoppings e comércio em geral descartam boas quantidades de caixas de papelão.
 
O resto do papel apresenta problemas para reciclagem. Geralmente por ter maior contaminação, devido à incorreta separação. Para melhorar a qualidade do papel descartado pela sociedade, é necessário um maior investimento em educação e informação. Confira a matéria Desperdício de papel em escritórios para ver dicas sobre separação dos papéis.
 
Triagem
 
Após a coleta, o papel sofre uma seleção rigorosa, inicialmente retirando matérias perigosas para o equipamento ou processo (metais, vidros). Depois resíduos que normalmente vem junto com o papel, como grampos, clipes, elásticos. Então são retirados materiais impróprios, como papéis sulfurizados, encerados ou parafinados). A eficiência desta operação será determinante para a futura formação dos lotes.
 
Classificação
 
A classificação do papel usado é feita em função da sua qualidade, origem e presença de matérias toleradas. Por exemplo, papéis muito impregnados de tintas e vernizes (capas de revista e cartões de visita) tem menos valor que papéis de escritório. Entenda mais sobre tipos de papel e seu valor na matéria Valor das aparas de papel para a reciclagem.
 
Trituração
 
Esta operação consiste na fragmentação, em dimensões pré-determinadas, de alguns lotes de papel, como revistas, jornais e aparas.
As operações finais do processo correspondem ao enfardamento e a venda do papel usado as indústrias de reciclagem, que farão a sua transformação em papel pronto para ser reutilizado.
 
Como o velho vira novo
 
O processo industrial de transformação de papel usado é semelhante ao de papel virgem, mas menos intensivo.
A reciclagem do papel é conseguida através do reaproveitamento das fibras de celulose existentes nos papéis usados. O papel pode ser fabricado exclusivamente com fibras secundárias (papel 100% reciclado) ou ter a incorporação de pasta para papel. As fibras podem ser recicladas cinco a sete vezes. A degradação das fibras implica na adição de alguma porcentagem de pasta de papel virgem para manter a qualidade.
 
As fases do processo industrial de reciclagem de papel são:
 
* Desagregação ou maceração: mistura do papel velho com água, de modo a enfraquecer as ligações entre as fibras;
* Depuração e lavagem: têm como objetivo eliminar os contaminantes. O processo é semelhante a peneirar o papel, com peneiras cada vez mais menores.
* Dispersão: são utilizadas temperaturas de 50ºC a 125ºC para dissolver os contaminantes, que são depois dispersos;
* Destintagem: consiste na remoção das partículas de tinta aderentes à superfície das fibras;
* Branqueamento: para a maioria dos produtos reciclados, a destintagem é suficiente para obter um grau de brancura adequado. Se o intuito for obter produtos de alta qualidade, pode ser feito um branqueamento a base de alvejantes.
 
Nesta etapa, a pasta esta pronta para o processo de refino, onde aditivos podem ser adicionados à massa como sulfato de alumínio, amido de mandioca, etc.
 
Após a obtenção da pasta, o processo de fabricação de papel é semelhante ao da pasta de celulose virgem, podendo variar de acordo com o produto que se pretende obter:
 
* Mesa formadora (vácuo retira umidade excedente);
* Prensa acerta gramatura do papel;
* O papel passa pelos rolos secadores;
* Chega até a enroladeira;
* Forma-se o rolo de papel;
* O rolo é transportado por ponte rolante até a rebobinadeira;
* O papel é rebobinado conforme formato da bobina;
* A bobina de papel acabada vai para o controle de qualidade.
 
Vantagens da reciclagem de papel
 
* Madeira: Uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 metros cúbicos de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado, o que se traduz em evitar a derrubada de 15 a 30 árvores;
* Água: Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000 litros de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada;
* Energia: Em média, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80% de economia quando se comparam papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador;
* Redução da Poluição: Teoricamente, as fábricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crítica de produção de celulose já foi feita anteriormente. Porém as indústrias brasileiras, sendo de pequeno porte e competindo com grandes indústrias, às vezes subsidiadas, não fazem muitos investimentos em controle ambiental;
* Criação de Empregos: estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados muito mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem, contando com os processos de coleta, triagem e classificação, além de se eliminar o trabalho degradante dos catadores em lixões.
 
 
 

 

Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.