• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

SUSTENTABILIDADE

Santa Catarina livre de

Que os “lixões” são um dos maiores problemas das cidades do século 21 isso não é novidade, mais você sabia que eles são por lei proibidos? Isso mesmo em 2010 o Governo Federal lançou um decreto tornando ilegal qualquer tipo de “lixão” estipulando um prazo para que as cidades passassem a usar aterros sanitários, confira na matéria feita pelo site: www.somosverdes.com.br.


O uso de "lixões" gera grandes problemas, pois a decomposição da matéria orgânica produz o gás metano (CH4) que é um dos agravadores do efeito estufa. Além disso, há a produção do chorume que é altamente poluente. Devido à falta de impermeabilização do terreno dos lixões, o chorume acaba se infiltrando nos solos e contaminando lençóis freáticos. Essa contaminação gera efeitos nocivos para a água, flora, fauna e compromete a saúde pública.
 
Um dos principais desafios das cidades, nos dias atuais, é procurar uma forma adequada de descarte do lixo. Existem no mundo 7 bilhões de pessoas produzindo 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos por dia. A produção de lixo cresceu três vezes mais rápido, nos últimos 30 anos, que o número de habitantes.
 
Aqui no Brasil, o avanço da geração de materiais descartáveis, acabou por levar o governo federal a propor uma lei. Em agosto de 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
 
Essa Política estabeleceu que os lixões a céu aberto deveriam ser erradicados e os resíduos encaminhados para aterros sanitários. O prazo para essa erradicação expirou em agosto de 2014, e 60% das prefeituras não conseguiram cumprir essa determinação.
 
 
Santa Catarina aposenta os lixões
 
Santa Catarina conseguiu erradicar os lixões. Parabéns ao governo. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, o estado do sul do país foi o único que conseguiu cumprir a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O estado trocou todos os seus lixões por aterros sanitários até o início do mês de agosto de 2014.
 
Agora, todo o lixo que é produzido pelas 295 cidades de Santa Catarina tem como destino uns dos 36 aterros sanitários. Esses aterros foram construídos para atender à demanda do estado de uma forma mais sustentável. 
 
Nos aterros, o lixo é compactado e coberto por terra. Esse tipo de terreno tem um sistema de drenagem que capta os líquidos e gases resultantes dos resíduos orgânicos. Assim, o solo e o lençol freático não são contaminados pelo chorume, e o metano é coletado para armazenagem e queima.
 
Em comparação aos lixões, os aterros sanitários possuem muitos benefícios como:
 
*São afastados das cidades e cursos d’água, evitando, assim, a contaminação;
*Os aterros cobrem todo o lixo com terra, impedindo moscas e o mau cheiro;
*Nos aterros, o chorume que escorre dos resíduos sólidos é tratado, garantindo a não-contaminação do solo.
 
Infelizmente, o resto do país não tem o que comemorar. De cada dez cidades do país, seis ainda fazem o uso dos lixões.  O Brasil fez feio nesse quesito. Mas ainda podemos aprender com o exemplo de Santa Catarina e implantar os aterros sanitários no resto do país. É necessário pensar no meio ambiente, na nossa saúde e no planeta que deixaremos para as próximas gerações.
 
Parabéns ao estado de Santa Catarina por ter implantando o sistema e que isso sirva de exemplo, não só para os governos, mas também para nós cidadãos que devemos cobrar por políticas mais sustentáveis.
 
 
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.