• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

SUSTENTABILIDADE

Reciclando pneus de borracha

Já pararam pra pensar o que fazer com os pneus de borracha que  finalizaram sua vida útil? Eles jogados na natureza causam um estrago absurdo, só pra ter ideia o pneu de borracha tem tempo de decomposição indeterminado. Além disso, eles jogados em rios e matas contribuem e muito com: Assoreamentos e enchentes. E pneu é o que não falta viu, o Brasil produz anualmente 53,8 milhões de unidades (pesquisa feita pela ANIP em 2009) então o que fazer? Confira na matéria feita pelo site: www.autossustentavel.com.


Uma solução simples, mas eficiente, pode mudar completamente essa realidade de pneus na natureza: transformar a borracha deles em asfalto. O reaproveitamento de pneus inservíveis (ou seja, aqueles que a vida útil chegou ao fim) pode trazer economia e resolver um enorme passivo ambiental. 
 
 
Conhecido como asfalto borracha, a tecnologia já existe no Estados Unidos, na Europa e em Portugal desde 1960, mas por conta de problemas com patentes só começou a ser visto aqui no Brasil em 2001.
 
Mas como isso funciona?
 
A logística reversa, ou seja, o recolhimento de pneus inservíveis e a destinação correta fica a cargo da Reciclanip - entidade que reúne os maiores fabricantes de pneumáticos do Brasil. A prática da logística reversa é obrigatória em razão da Resolução CONAMA Nº 416/2009. Por isso, é importante que os proprietários sempre deixem os pneus velhos em pontos que recebam esse tipo de material, como lojas especializadas.
 
Os pneus inservíveis são coletados e levados para as empresas de reciclagem. Seleciona-se o material nobre do pneu para produção do asfalto-borracha. Desse material, saem os polímeros. O que sobra é utilizado para alimentar os fornos. Os polímeros são transformados em pó de borracha que é adicionado a mistura com o asfalto comum, para fabricação do asfalto borracha.
 
 
Para a produção de cada quilômetro do asfalto ecológico são necessários 600 pneus, com um custo 30% maior. Mas os benefícios são maiores! Melhoria das propriedades do asfalto comum, aumentando a durabilidade do pavimento em até 40%. Além da resistência e diminuição de custos de manutenção, a adição da borracha aumenta a aderência, o que ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuva, garantindo estradas mais seguras.
 
Se quiser saber um pouco mais sobre pneus de borracha acesse o link e fique por dentro: 
 
 
 
 
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.