• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

SUSTENTABILIDADE

USINA EÓLICA NA ESCÓCIA

Escócia ganha maior usina eólica flutuante do mundo, confira na materia feita pelo site: thegreenestpost.com


O país já vêm mostrando sua preocupação com o meio ambiente desde que economizou 650 milhões de sacolas plásticas ao começar a cobrar pelo uso delas no supermercado. Agora eles ganharam outro motivo de orgulho: a maior usina eólica flutuante do mundo.
 
Chamado de Hywind, o parque eólico ocupa aproximadamente quatro quilômetros quadrados e fica localizado na costa de Peterhead. A profundidade do oceano varia entre 95 e 120 metros e comporta turbinas eólicas não convencionais, que funcionam de forma diferente das demais, já presentes aqui no Brasil.
 
Estima-se que o parque será capaz de abastecer cerca de vinte mil lares! Tudo isso só é possível por conta do esforço em conjunto das empresas gigantes na área de energia, como a Statoil, Masdar e Siemens Gamesa. Em vez de ancorá-las lá no fundo do mar, elas são ligadas a cabos que permitem flutuação e estabilidade necessária para seu funcionamento.
 
A tecnologia permitirá um avanço nos projetos de usinas eólicas pelo mundo todo e ampliará as áreas potenciais para receber os equipamentos, por sua característica mencionada. As aves também se beneficiarão com isso, já que agora o local poderá ser escolhido independente da profundidade do oceano, podendo evitar locais conhecidos como rota de migração.
 
Apesar de mais caras para serem fabricadas, a novidade reduz muito o custo de instalação, o que significa economia no final das contas. As empresas responsáveis já estão pensando em produção em larga escala, o que pode ajudar na redução de custos também.
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.